quarta-feira, 16 de março de 2011


Oi seres humanos (: é 00:12 então é oficialmente quinta feira, ou seja, bem vindos a mais um momento animal, hoje sim no dia certo ;D Acabei furando uma semana mais tentarei compensar o mais rápido possível, prometo!

O animal de hoje é uma Ave que faz parte da família dos psitacídeos, entre as principais características dessa familia estão, possuir uma cabeça larga e robusta onde se apoia um bico forte, alto e curvo especializado em quebrar e descascar sementes, para ajudar na manipulação dessas sementes, eles ainda possuem uma musculatura na mandíbula e na língua muito desenvolvidas.


Seus pés são curtos, mas muito articuláveis, que além de sustentarem o corpo dos animais, auxiliam na manipulação dos alimentos que consomem. Tanto os machos como as fêmeas possuem lindas plumagens com cores exuberantes, conferindo-lhes uma beleza inigualável. Usualmente os sexos são bem parecidos.



Nosso tema de hoje é, Arara Vermelha (Ara chloropterus). A arara-vermelha é uma das diversas espécies de araras existentes no Brasil, pode ser encontrada principalmente na Amazônia e no Pantanal. Sua alimentação se baseia principalmente em frutas e sementes.
Vivem em grupos de alguns casais ou somente com o parceiro (e com o filhote quando há cria), são animais monógamos, ou seja, ficam com o mesmo parceiro por toda vida.

Na regra, um único filhote sobreviva à ninhada, e este vive com os pais por alguns anos, antes de formar um casal. A arara-vermelha tem uma coloração característica, onde o vermelho predomina, mas há partes azuis e verdes, tem um bico branco.
A arara-vermelha mede até 90 centímetros de comprimento e pesa até 1,5 quilo. Cada postura é composta por ovos de 5 centímetros, incubados por 29 dias.




O ninho dessa arara é feito em ocos de árvores, mas ela também se aproveita de buracos em paredes rochosas para colocar os ovos, os quais são chocados apenas pela fêmea, que fica no ninho. Quem cuida de garantir a alimentação tanto da fêmea como dos filhotes é o macho, que nessa espécie é fiel, mantendo a mesma companheira a vida inteira.


Espero que tenham gostado. Até semana quem vem ;)
(Aceito sugestões de animais!)
Uma Boa semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário