quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Momento Animal - Anfíbios


Oláá pessoas Lindas (:
Bem vindos a mais um ‘Momento Animal’, hoje não vou falar de um animal só, mais sim de uma classe toda, o tema de hoje é a Classe Anfíbia.

Os anfíbios foram os primeiros vertebrados a conquistar o ambiente terrestre, apesar dessa grande conquista não se livraram totalmente da sua dependência da água, seus ovos não possuem casca apenas um envoltório gelatinoso, e por esse motivo se tornam viáveis na água.
São animais ectotérmicos, ou seja, sua temperatura corporal depende diretamente do calor do ambiente, ao contrario dos animais endotérmicos que produzem seu próprio calor atrás do seu metabolismo, os animais ectotérmicos são conhecidos como animais de sangue frio.
Nos anfíbios a pele é uma estrutura fina e flexível que recobre todo o corpo, servindo de proteção física, respiração, absorção d’água, além de repelir inimigos, ela é formada por duas camadas básicas: epiderme (mais externa) e derme (mais interna).
A pele dos anfíbios é rica em glândulas mucosas que secretam um fluído aquoso e incolor para manter a pele úmida; além dessas glândulas, existem ainda glândulas de veneno (glândulas Parótidas) que são maiores que as glândulas mucosas, porém, ocorrem em menor número.


Elas produzem um veneno que serve como proteção contra os inimigos, essas glândulas de veneno são bem desenvolvidas nos sapos, mais que fiquei bem claro que o sapo por si só é incapaz de utilizar desse veneno como arma de ataque ele não pode lançar à distância seu veneno, assim como as crendices populares dizem. O veneno surge dos poros quando for exercida certa pressão sobre as parótidas; então o líquido pode ser projetado até quase meio metro de distância.
Os anfíbios possuem um padrão tetrápode, ou seja, que possuem quatro membros (exceto as cecilias, logo vou falar sobre elas).
Sistema circulatório e fechado e a circulação e dupla e incompleta, fechado, pois circula por vasos, dupla por possuir tanto sangue venoso quanto sangue arterial e incompleto porque há mistura do sangue venoso ao arterial dentro do ventrículo. Coração com 2 átrios e um ventrículo.


A respiração pode ser branquial, cutânea e pulmonar. As brânquias existem nas larvas e persistem nos adultos de alguns urodelos (salamandras e tritões), nos quais são externas e ramificadas, os pulmões têm grandes câmeras, os alvéolos simples, que são estruturas com pequena superfície para as trocas gasosas.
Além disso, o mecanismo de bombeamento de ar para o interior é precário , dependendo de movimentos de deglutição, executados  por contração da musculatura bucal (movimentos gulares). Essa deficiência é compensada pela respiração cutânea, responsável pela maior parte do oxigênio absorvido pelo animal, o qual, em função disso, deve manter a pele com abundante secreção mucosa e permanecer em ambientes bem úmidos.
Os anfíbios são divididos em três ordens, agora vamos falar características mais especificas de cada uma das ordens.


ORDEM GMYNOPHIONA

Conhecidos também como ápodos, ou seja, não possuem membros locomotores. Esta ordem é representada pelas Cecílias ou cobras cegas.
Seu corpo e cilíndrico, disposto por anéis, tem uma formato de cobra, têm uma vida subterrânea assim como a das minhocas, esses se alimentam de pequenos invertebrados.
Como um padrão os anfíbios possuem uma circulação fechada e incompleta, e sua respiração e pulmonar e cutânea, são animais ovíparos e seus ovos são dispostos em solo úmido.



Não se enganem apesar de parecer uma cobra não é, as cobras são Répteis, e as cobras cegas se tratam de anfibios ;)

ORDEM CAUDATA
Conhecidos também como urodelos, que são representados por salamandras e tritões.
Possuem um corpo parecido a de um lagarto com dois pares de membros locomotores e uma calda, o formato do corpo permite que se desloquem através de ondulações laterais do tronco e calda.
Sua pele a bastante úmida e lisa, sua respiração no ambiente aéreo e pulmonar e na água e cutânea e branquial, os adulto mantem as brânquias de sua fase larval.
Possuem uma dieta mais carnívora do que herbívora, a sua reprodução e na água, as larvas são aquáticas, o que diferem das larvas dos demais anfíbios porque mantem brânquias externas.

SALAMANDRAS 

ORDEM ANURA
Ordem representada por sapos, rãs e pererecas. Os sapos possuem pele rugosa e uma glândula de veneno, as rãs tem a pele lisa e membranas interdigitais e por fim as pererecas possuem peloe lisa e discos adesivos na ponsta dos digitos.
Possuem um crânio largo e achatado, seus membros posteriores são adaptados para saltar, os anteriores são pequenos q servem como apoio, alguns representantes possuem discos adesivos nas extremidades das patas.
Se alimentam de pequenos artrópodes e vermes, já as larvas se alimentam de algas, as lavas secretam amônia, já os adultos secretam ureia, possuem um sistema nervoso relativamente pouco desenvolvido. Os olhos se situam nas laterais da cabeça, porem a visão e bastante limitada, atrás dos olhos ficam as aberturas dos ouvidos, com a membrana timpânica, onde são captadas as vibrações  sonoras.
Em sua reprodução a fecundação é externa e o processo todo depende da água, acontece da seguinte forma, o macho ‘abraça’ a fêmea esse ato é chamado de amplexo, a femea libera seus óvulos na água e o macho seus gametas, a fertilização é externa e o ovo que foi fecundado desenvolve-se fora do corpo da mãe.

Dependendo da espécie de anfíbio anuro, os ovos são depositados na água, sob pedras, dentro de uma toca escavada no chão, em folhas, o importante é que haja bastante umidade, o suficiente para o embrião crescer e transformar-se em girino (nome dado a larva dos anuros). Quando sai do ovo, o girino já nada e procura o seu próprio alimento mas para se protegerem de predadores ficam agrupados em grandes cardumes, os girinos crescem preparando-se para a vida fora da água: primeiro surgem o par de pernas traseiras, depois as dianteiras, a cauda vai sendo perdida e, finalmente, a preparação para respirar fora da água.

SAPO


PERERECA 

Bom pessoa por isso e hoje, tomara q tenha ficado bem claro, tentei ser a mais sucinta possível, obrigadinha até a próxima ;D
Beijos da Bióloga  :*

5 comentários:

  1. HAHAHHA que bonitiiiiinha a foto da perereca.
    A Bru vai adorar esse seu post! :D
    Eu adorei! :B

    Alias, tem uma coisa lá no começo, que você diz que 'animais endotérmicos são aqueles de sangue frio'. Ecto que são de sangue frio ;)

    Mas eu adorei o post. Tá ligada que um dia você vai ter que falar de vacas e cachorros né?
    AH! e de Beluga. HAHAHHAAHHA
    Te amo! :***

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por perceber miguês, arrumei já ;)

    ResponderExcluir
  4. Querida Taty
    Achei mto legal seu blog, mas soh queria q vc se atentasse um pokinho sobre a cobra cega q vc descreveu ali em cima, a descriçao esta certissima, porem a imagem q vc colocou, nao eh de uma cecilia, ou gymnophiona e sim de uma pekena serpente da especie Leptotyphlops salgueiroi ( sim eh uma serpente, pois observando bem a foto da pra perceber q o seu corpo eh coberto com escamas e nao eh formado po aneis, como foi citado) e mais uma vez, parabens pela sua iniciativa de levar um pouco mais de conhecimento aos usuarios da internet.
    Att
    Barbara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente você tem razão, agradeço por me avisar, já concertei.
      Que bom que gostou, apesar que agora o blog está bem abandonado
      não escrevo nada a muito tempo, mais fico feliz em receber comentários,
      obrigada e volte sempre viu! :))

      Excluir