sábado, 5 de março de 2011

Momento Animal - Jiboia



Olá, boa madrugada a todos ;)
Primeira coisa gostaria de pedir desculpas a todos, semana passada furei com vocês, na quinta feira não postei nada no momento animal, e que na quarta eu sai resolver alguma coisa da minha formatura e cheguei cansada e sem vontade de escrever e na quinta eu sai de novo e estava totalmente sem inspiração pra postar, tentar recrutar umas pessoas pra escrever o post pra mim e não achei (né Nanda né Hary! irmãos Grigoletti’s vocês são maus HAHA). E a cada dia enrolei mais e mais, e hoje resolvi enfim escrever o post atrasado mesmo e não furar nenhuma semana, vou postar hoje e na quinta de novo como deveria ter sido na ultima semana. Minha migues linda me sugeriu falar sobre Elefantes, mais resolvi falar sobre a Jiboia o/ Sim eu sei que não tem nada haver, desculpe migues outro dia falo sobre Elefantes tá!? Apesar de não ser sobre o que você queria eu dedico o post de hoje a você Miguês <3


Hoje vou falar sobre a jiboia mais especificamente pela espécie Boa constrictor, adoro essa espécie e espero um dia ter uma só minha :D

A serpente conhecida como Jiboia (Boa constrictor) faz parte da família Boidae e não é uma serpente que não é venenosa e nem peçonhenta, pra você que não sabe a diferença entre peçonhenta e venenosa relaxem eu explico, ser venenosa significa que ela possui em si veneno, e ser peçonhenta e se ela é capaz de inocular esse veneno, a jiboia não é nem um nem outra, ela não possui veneno e sem presas inoculadoras.

Apesar de poder chegar a 2m na vida adulta, essa serpente não nos apresenta grandes riscos, quando digo nos, me refiro ao seres humanos, como não possui peçonha (presa que inocula o veneno) são serpentes áglifas, a jiboia mata suas presas por constrição, ou seja, após o bote, no qual a serpente objetiva prender o animal, ela se enrola em torno da vítima contraindo sua forte musculatura e a estrangula, causando a morte por sufocamento.

Exemplo de serpente áglifa, sem presa inoculadora.

Costuma engolir sua presa pela cabeça, quando a presa é grande, a jiboia pode entrar em letargia, ou torpor, tempo no qual fica parada para digerir o alimento. O período de letargia pode durar semanas ou até meses, em seu cardápio encontram-se aves e roedores de pequeno ou médio porte, lagartos grandes, outras serpentes e mamíferos de pequeno porte, possuem um hábito noturno, mas eventualmente agem durante o dia.
É uma espécie pouco agressiva que vive principalmente no Nordeste e na região amazônica, têm cor amarelada e é considerada de grande porte.

A cada dia se torna mais comum encontrar pessoa que criam Jiboias em casa como animais de estimação, tidas em terrarios, porem elas precisam de cuidados específicos.
 Normalmente são dóceis e bem adaptáveis, aceitando bem o manejo porem é preciso se observar bem algumas orientações: Sempre lavar as mãos, antes e depois de se manusear o animal, manter o terrário sempre limpo, trocar a agua diariamente, retirar o animal do terrário sempre com um gancho apropriado.
Verificar a temperatura, manter o ambiente das serpentes entre 20 e 29, afinal são repeteis e são conhecidos como animais de sangue frio e necessitam do calor externo pra sobreviverem.
Exemplo de Terrario

Sempre manter movimentos lentos, e no primeiro momento pegar a jiboia sempre por trás da cabeça, primeiro com o dedo indicador e depois fazendo uma pinça com o dedão evitando que a serpente se assuste e tente morder,nunca tente vir pela frente da jiboia ela pode morder, se for selvagem coloque um pano sobre ela coloque o gancho por cima de onde está a cabeça sempre por trás da cabeça, primeiro com o dedo indicador e depois fazendo uma pinça com o dedão.

Em geral, os animais são dóceis, mas o temperamento pode variar entre cada indivíduo e de acordo com o modo de tratamento dispensado a ele.

Espero que tenham gostado, até quinta ;)


Ps - Uma parte do post ficou desconfigurada, acontece que já quase 2 da manhã e já tentei arrumar isso umas 5 vezes e sempre fica assim, me desculpem, espero que não interfira. Bjus :*

Um comentário:

  1. AHHAUIAHEUIAHEIUEAHEAIHAE tudo a ver com Elefantes mas tudo bem. ;)
    Aceito só pq ela é linda e se me dessem uma, eu cuidaria numa boa. mas só se dessem pq eu não pago um absurdo nela... e vc sabe que é caro! AUEHIUEAHUIEAHUIEHUIEAH

    Alias, ficou bem desconfigurado, as letras diminuem do nada e depois aumentam... enfim :D
    Tirando isso, adorei o post. ;)
    te amo gatcheenha

    ResponderExcluir